Acervo do Arquivo Central/UFJF

A partir de 17 de maio, está disponível a exposição O cinema de Juiz de Fora no acervo do Arquivo Central/UFJF: uma mostra dos documentos que contam a história do cinema na cidade.

Juiz de Fora é a cidade onde aconteceu a primeira exibição de um cinematógrafo em Minas Gerais. Esse é um marco da história do cinema, que pode ser pesquisada em documentos de três acervos do Arquivo Central: arquivo Companhia Central de Diversões de Juiz de Fora, arquivo Centro de Estudos Cinematográficos de Juiz de Fora e coleção Waltencir Parizzi. A mostra reúne documentos desses acervos tais como folhetos de propaganda de exibição de filmes e de peças teatrais, recortes de jornais e registros de programação e de custos de cinemas. Vamos acompanhar a vida da Companhia Central de Diversões de Juiz de Fora, que chegou a possuir sete salas de exibição, e foi extinta em 1994.

Ao ouvir o fundo musical e observar as imagens, os cinéfilos e todos que estão com saudades de frequentar cinemas vão se sentir como se tivessem recebido um ingresso para a sessão de um filme.

Essa exposição foi elaborada e desenvolvida pelos membros do Laboratório de Pesquisa em História e Arquivologia (Lapharq), como participação do Arquivo Central da UFJF na 19º Semana Nacional de Museus, O futuro dos museus: recuperar e reimaginar, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM.

Vídeo: O cinema de Juiz de Fora no acervo do Arquivo Central/UFJF

Canal LaphArq: https://www.youtube.com/channel/UCyffoXLe_Xrn-1v8ljT4G9g

Vídeo: O cinema de Juiz de Fora no acervo do Arquivo Central/UFJF

Canal LaphArq: https://www.youtube.com/channel/UCyffoXLe_Xrn-1v8ljT4G9g

pt_BR
Rolar para cima