Minicurso “Preservação Audiovisual: história, princípios e práticas" ministrado pela pesquisadora Lila Foster.
O mini curso foi uma parceria entre o Centro Integrado de Preservação Audiovisual (CIPAv) e o Projeto Minas é Cinema com o Festival Primeiro Plano. O Mini curso contou ainda com o apoio da Pró-reitoria de Cultura, o Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens e do Museu de Arte Murilo Mendes.
Registro Fotográfico do Minicurso
Preservação audiovisual: história, princípios e práticas
Profa. Lila Foster
O presente mini-curso tem por objetivo introduzir os participantes ao universo da preservação audiovisual partindo da história dos arquivos fílmicos e dos princípios básicos que guiam as práticas de salvaguarda de materiais fílmicos e correlatos: conservação, catalogação, documentação, pesquisa e difusão. Com especial atenção às particularidades do caso brasileiro, pretendemos discutir a história e os dilemas da preservação audiovisual no Brasil tendo como recorte específico a preservação da produção amadora brasileira e filmes de pequenos formatos.
AULA 1 – História e princípios da preservação audiovisual
– Preservar para que? : as relações entre preservação, história e memória
– Preservar onde? : uma breve história das instituições de preservação audiovisual e da relação entre cineclubes e cinematecas
– Os elos da preservação audiovisual: conservação, catalogação, pesquisa e difusão
AULA 2 – A matéria da preservação audiovisual
– Princípios básicos da preservação audiovisual: suporte, conteúdo e contexto
– Os objetos da preservação audiovisual: filmes, vídeo analógico, materiais digitais e documentação correlata
– Estudo de caso: o cinema amador brasileiro
Mini bio
Lila Foster é pesquisadora, preservadora audiovisual e curadora. Entre 2018 e 2023 realizou pesquisa de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília com pesquisa dedicada ao Festival de Cinema Amador JB/Mesbla. Trabalhou em diversos setores da Cinemateca Brasileira e participou do programa de estágios em preservação e curadoria audiovisual da Haghefilm Foundation (Amsterdam). Ministra cursos e seminários sobre preservação audiovisual em diversos festivais e instituições como Instituto Moreira Salles (São Paulo) e Escola Pública de Audiovisual Vila das Artes (Fortaleza). Possui uma larga trajetória como curadora e programadora de diversos festivais nacionais e internacionais incluindo a Mostra de Cinema de Tiradentes, (S8) Mostra de Cinema Periférico (Espanha), Curta 8 – Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba, FIDBA – Festival Internacional de Documentário de Buenos Aires (Argentina), dentre outros. Integra a diretoria da ABPA desde 2018 e é a sua atual presidenta.